top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila Amaral Almeida

Vantagens e desvantagens do Dólar em Espécie, Cartão Pré Pago e Cartão de Crédito (Comparativo)

Atualizado: 4 de ago. de 2023

Entenda os diferentes produtos de câmbio, o custo, as vantagens e desvantagens de cada um, para saber qual é o melhor para usar em sua viagem.




Conheça os Diversos Produtos de Câmbio


Neste Artigo, passamos a discorrer sobre os diversos produtos de câmbio disponíveis para utilização em sua viagem estrangeira, qual o custo, os impostos. as vantagens e desvantagens de cada um, de forma a poder escolher as melhores opções para dispor em sua viagem.




Dólar em Espécie


Acerca da compra do dólar. euro e outras moedas em espécie, a principal vantagem é a liquidez (facilidade em dispor do valor). e o IOF mais barato de todas operações de câmbio turismo, na alíquota de 1,1%.


Quando se compara o IOF da moeda em espécie com o imposto das operações em cartões, que é de 6,38%, existe a substancial diferença de 5,28% no valor da compra, isso representa comprar muito mais moeda para quem está comprando em espécie.


Outra vantagem da compra da moeda em espécie é que o cliente ainda tem a possibilidade de realizar suas operações de câmbio no dia em que a cotação está mais favorável.


Ao poder escolher o dia do fechamento da operação de câmbio, o cliente consegue aproveitar os momentos de baixa na moeda para comprar. Esta vantagem um usuário de cartão de crédito não tem, visto que necessariamente paga a cotação da moeda do dia em que passou o cartão.


Como desvantagem da moeda em espécie, pode-se falar da questão da segurança: o cliente que está com dinheiro tem que ser muito mais cauteloso com seus pertences, pois está em posse de um bem fungível e líquido, que se roubado será difícil de recuperar.


Nesse ponto recomenda-se que o cliente utilize os cofres disponibilizados pelos hotéis, só saindo com o que for gastar no dia.


Ademais, recomenda-se que os turistas utilizem as chamadas “doleiras”, que são compartimentos de segurança para guardar moeda.


Fiquem sempre muito atentos em suas bolsas, especialmente em locais de transporte público, restaurantes, e quando estiver sentado em locais públicos ao lado de desconhecidos.



Cartões pré Pagos


Os cartões pré-pagos são como cartões de crédito comuns, com a diferença que eles são previamente carregados em moeda estrangeira, e funcionam na função débito.


Dentre as desvantagens, pode-se citar que o IOF é mais caro para operações de câmbio de moedas no cartão, ou seja, de 6,38%, mesma alíquota do cartão de crédito.


Porém, esse produto apresenta algumas vantagens em relação aos cartões de crédito:


A Red Gold comercializa o cartão pré-pago Mastercard Multi Cash Passport, que é um produto que pode ser carregado em até 6 (seis) moedas diferentes, ao mesmo tempo.


Esse diferencial é muito importante quando o viajante está indo para vários países diferentes, pois, na hora de passar o cartão, o produto permite escolher a moeda certa do país onde ele está, evitando que seja feita uma dupla operação de conversão (real para dólar e dólar para moeda do país).


Outra vantagem é a previsibilidade dos gastos: o cliente tem a possibilidade de carregar o cartão no dia em que a cotação está mais favorável e pagar a melhor taxa, até o dia de seu embarque, já indo com o cartão carregado na moeda e sem dívidas para depois da viagem.


O Mastercard Cash Passport também disponibiliza aos clientes a possibilidade de controle do saldo do cartão via aplicativo para celular e também via site na internet.


Essa funcionalidade é muito útil para poder acompanhar em tempo real o saldo que ainda tem disponível e também para o caso de pais com filhos no exterior que precisam transferir dinheiro e monitorar como o filho está gastando.


Ademais, o Mastercard Multi Cash Passport ainda realiza campanhas promocionais com frequência para seus clientes, e muitas vezes oferece descontos de até 60% em outlets, dutyfrees e em restaurantes famosos.


Estes descontos se tornam um grande diferencial para os clientes que já planejam comprar alguma coisa nesses estabelecimentos, pois mesmo com o IOF mais caro, o valor dos descontos costuma compensar muito mais do que a compra em espécie.




Cartões de Crédito


De todas as modalidades de gasto em uma viagem, o cartão de crédito é a financeiramente e operacionalmente menos vantajosa, pois ele reúne três inconvenientes:


  • O IOF é mais caro para operações de câmbio de moedas no cartão (6,38%);


  • Não existe possibilidade de negociar a taxa de câmbio no momento em que a cotação está mais vantajosa


  • Existe certa imprevisibilidade de gastos, pois como não se sabe a cotação exata em cada hora que passa o cartão, e não se costuma acompanhar diariamente o valor da fatura, acaba-se gastando mais do que o necessário.


É muito comum ver clientes que não percebem o quanto passaram o cartão durante a viagem, e depois que retornam tomam um susto quando chega a fatura.


E como a taxa de câmbio é estipulada pela bandeira do cartão, não existe possibilidade de negociação.


Acerca das vantagens, pode-se citar a segurança contra furtos (se alguém te roubar, basta cancelar o cartão).


Outra vantagem é a possibilidade de ganhar milhas sobre o valor total gasto.


Observação Importante! Na Red Gold Câmbio já é possível que os clientes comprem Moedas Estrangeiras em Espécie utilizando cartão de crédito, inclusive de forma parcelada. Consulte tarifas adicionais de utilização da máquina de cartões!



Como Saber Qual é o Melhor Produto para Mim?


Ao conhecer melhor as características de cada produto, o custo, os impostos envolvidos, as vantagens e desvantagens, o leitor passa a ser capaz de formar opinião acerca dos produtos mais indicados para a sua viagem.


Não existe a necessidade de adquirir somente um produto: alguns clientes, por exemplo dividem uma parte em moeda em espécie, e outra no cartão pré-pago, de forma a se beneficiar das vantagens oferecidas por cada produto, tendo uma segurança extra.


A Red Gold Câmbio comercializa dólares, euros, dólar canadense, libras esterlinas e diversas outras moedas em espécie, com a melhor cotação de Brasília.


Para fazer cotações de moedas estrangeiras, basta clicar no botão abaixo:




Como Fazer Cotação Para Compra e Venda do Dólar em Espécie Hoje?


Não compre sua moeda estrangeira antes de consultar primeiro a Red Gold Câmbio!


Para saber a cotação atualizada do dólar, euro, dólar canadense, libra esterlina ou demais moedas estrangeiras hoje, clique no botão abaixo, e solicite sua cotação na Red Gold Câmbio.


O cadastro do cliente e o agendamento do atendimento são feitos pelo Whatsapp (61) 982133789 e a venda da moeda ocorre em mais de 120 agências do Banco de Câmbio Travelex e da Corretora Confidence em todo o Brasil.


Mande uma mensagem agora para o Whatsapp (61) 982133789 e faça já sua cotação!




179 visualizações0 comentário
bottom of page