top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila Amaral Almeida

Notas de dólar antigo ainda valem? São aceitas?

Atualizado: 3 de ago. de 2023

A cédula de dólar antigo ter valor é uma coisa. Ser aceita é outra. Entenda a diferença!



Dólar Antigo


As notas de dólar americano são muito populares no mundo. Elas são impressas pelo Federal Reserve e têm várias versões diferentes. Mas o que acontece com as notas de dólar antigas? Elas ainda valem?



A nota de dólar antiga ainda vale?



Sim. A resposta curta é as cédulas de dólar antigas ainda são validas.


Conforme disposto no Site Oficial sobre a moeda emitida pelo Estado Norte Americano, todos dólares emitidos permanecem em curso legal:

Note that it is U.S. government policy that all designs of Federal Reserve notes remain legal tender, or legally valid for payments, regardless of when they were issued. This policy includes all denominations of Federal Reserve notes, from 1914 to present as per 31 U.S.C. § 5103.

Tradução para português:

Observe que é política do governo dos EUA que todos os desenhos de notas do Federal Reserve permaneçam com curso legal ou sejam legalmente válidos para pagamentos, independentemente de quando foram emitidos. Esta política inclui todas as denominações de notas do Federal Reserve, de 1914 a atuais, conforme 31 U.S.C. § 5103



O Dólar antigo ainda é aceito?



Essa é uma questão completamente diferente: embora sejam válidas, nem sempre as notas de dólar antigo ainda são aceitas como meio de pagamento.


No Brasil, por exemplo, os clientes raramente aceitam comprar essas cédulas em casas de câmbio. Portanto, elas são compradas apenas para serem exportadas por via bancária para algum banco nos EUA que realize a troca por notas novas, incidindo altos custos de exportação.


Na maioria dos outros países do mundo essas notas antigas de dólar dificilmente são aceitas.

Nos Estados Unidos, a legislação estipula que não há nenhuma norma federal determinando que uma empresa privada é obrigada a aceitar moedas para pagamentos por bens e serviços, que estejam em desacordo com suas próprias políticas sobre aceitar dinheiro:

There is no federal statute mandating that a private business, a person, or an organization must accept currency or coins as payment for goods or services. Private businesses are free to develop their own policies on whether to accept cash unless there is a state law that says otherwise.

Tradução em Português:

Não há estatuto federal determinando que uma empresa privada, uma pessoa ou uma organização deva aceitar moeda ou moedas como pagamento por bens ou serviços. As empresas privadas são livres para desenvolver suas próprias políticas sobre aceitar dinheiro, a menos que haja uma lei estadual que determine o contrário.


Portanto, nem nos próprios Estados Unidos existe a garantia de que essas cédulas serão aceitas por empresas privadas como meio de pagamento.



Como saber se meu dólar é do novo ou da antigo, o dólar velho?



Com essas fotos que preparamos, vai ficar muito fácil de identificar o tipo de cédula. Confira abaixo!



· Nota de dólar antiga modelo “carinha”, “cabecinha” ou “cara pequena”:



Dólar Antigo


· Nota de dólar antiga modelo “carão”:



Dólar Antigo


· Nota de dólar nova (atual):



Dólar Novo



Notas antigas de dólar tem validade?



Por enquanto, não temos ciência de nenhuma previsão legal estipulando que o dólar “cara pequena” ou o dólar “carão” venham perder sua validade.


Portanto, o dólar antigo vale até quando a legislação norte americana estipular ao contrário.


Então, até que o governo dos EUA mude de opinião, as notas antigas dólares continuam valendo.



Onde posso vender dólares antigos?

Se quiser vender seus dólares antigos, entre em contato com a Red Gold Câmbio. Iremos te atender pelo whatsapp, realizar seu cadastro, e agendar a troca em uma das 120 agências da Rede Travelex Confidence.


Para falar conosco, basta clicar no botão abaixo:



Dólar Antigo


Dólar antigo vale menos?



Geralmente sim. O dólar antigo perde valor pois normalmente os bancos somente compram essas notas para enviar para troca por cédulas novas junto à uma instituição financeira conveniada nos EUA.


Portanto, incide o custo da exportação, feita via transporte internacional de valores, que tem um custo alto, o que somente justifica a compra dessas cédulas mediante deságio.


Em relação à Red Gold Câmbio, podemos garantir que nossos preços são bem justos em relação aos concorrentes. A maioria dos outros bancos sequer possuem mais interesse comercial em comprar essas cédulas, e os que ainda compram praticam valores muitas vezes irrisórios.


Aqui você tem a garantia de receber um valor justo.



Notas de Dólar modelo “carinha” ou “cabecinha” e o dólar “carão” tem valores diferentes?



Não. Conforme já explicado, tanto os dólares antigos modelo “carinha”, “cabecinha” ou “cara pequena”, quantos as cédulas do modelo “carão” seguem para retroca por cédulas novas junto à uma instituição financeira nos EUA.


Portanto tanto faz o tipo de cédula antiga, todas possuem o mesmo valor, não importando o modelo antigo ao qual pertencem.



Qual o valor do dólar antigo? Quanto vale?


Se você quiser saber a cotação dólar antigo, basta clicar no botão abaixo e falar conosco. Informe seu nome e quantos dólares pretende vender:



Dólar Antigo


Onde posso comprar dólares antigos?



Não vendemos dólares antigos em nossas agências no Brasil. Apenas compramos e encaminhamos para troca junto a uma instituição financeira nos EUA.


Portanto, a possibilidade do cliente comprar dólar antigo conosco não existe.




Posso trocar dólar antigo por dólar novo?



De graça não é possível, pois existe o custo de envio das notas antigas para os EUA, e existe o custo da importação das notas novas para o Brasil.


Você pode fazer a troca de dólares antigos por dólares novos no Brasil. Porém não será tão vantajoso quanto a venda dos dólares e o recebimento do pagamento em reais.


No caso da venda dos dólares com recebimento do pagamento em reais, você vai vender sua moeda ao banco, realizando apenas uma operação de câmbio.


No caso da troca de dólar antigo por dólar novo, você irá realizar duas operações de câmbio, pegando os reais que iria receber e utilizando como créditos para comprar dólares novos.


Na compra de dólares novos incide o custo da importação de notas novas ao brasil. Portanto, o banco não pode lhe pagar em dólares novos “de graça”, será realizada outra operação de câmbio.


Portanto, é possível fazer a troca de dólares antigos por dólares novos no Brasil, mas as condições financeiras não serão tão boas quanto apenas vender os dólares e receber o pagamento em reais.



Como obter informações oficiais sobre Dólares Antigos?


Para informações oficiais sobre Cédulas de Dólares Antigos Consulte o Site oficial do Governo Norte Americano.

Saiba também sobre as políticas de aceitação de Dólares Antigos por empresas nos EUA consultando o Site Oficial do Federal Reserve (FED).

Saiba mais sobre aceitação de Dólares Antigos Clicando no Site Oficial do US Currency Education Program.


Venha ser cliente Red Gold Câmbio!



Dólar Antigo

Texto escrito com auxílio do Google Bard. Conheça já essa excelente ferramenta do Google! #BardAI

9.801 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page