Buscar
  • ADRIANO TITO AMORIM ALMEIDA

A tendência do dólar 2019 é cair ou subir?

Atualizado: 11 de Jan de 2019

Muitas pessoas querem saber uma previsão sobre a tendência do dólar e euro em 2019, se é a de baixar ou subir. Descubra como formar sua opinião sobre as oscilações da moeda estrangeira.



Em 2019, a previsão do dólar e a do euro, é de cair ou aumentar? Essa é uma “pergunta de ouro”, que escutamos todos os dias os nossos clientes fazerem.


De antemão cabe destacar que uma instituição de câmbio não tem como competência emitir previsões sobre os mercados futuros de dólar e euro, cujas avaliações são privativas dos Economistas e dos analistas de investimentos credenciados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Assim, às instituições de câmbio cumpre tão somente acompanhar as cotações do momento, e transmitir aos seus clientes a cotação do presente, sem se ater a previsões futuras.


Desconfie de instituições que lhe garantem que a moeda irá cair ou subir, pois elas não possuem competência técnica nem a capacidade de lhe asseverar esse tipo de informação.


Porém, para não deixar nossos clientes sem resposta, podemos falar sobre o que já aconteceu no passado, levando-se em conta que a história muitas vezes se repete.


O Brasil, historicamente possui índices inflacionários maiores do que os dos EUA e da União Europeia, o que demonstra que nossa moeda se desvaloriza em velocidade superior à deles.


Pode-se levar em conta também o volume de comércio exterior entre o Brasil e estes países como um indicador importante, visto que quanto maior a entrada de moedas estrangeiras em nossa economia, menor a cotação


Assim, levando-se em conta os argumentos supracitados, apresenta-se o gráfico que demonstra o comportamento do Dólar em relação ao Real Brasileiro desde o início do plano real até o período atual:



Como se pode ver, quanto mais se passava o tempo, mais a cotação subia com ajuda da disparidade inflacionária, porém, entre 2003 a 2013, com o boom das commodities, que proporcionou grande entrada de dólares no Brasil, a moeda caiu, voltando a subir somente após o ano de 2013.


Outro fator que o leitor deverá acompanhar deve ser a velocidade em que o Brasil consegue realizar reformas em sua economia.


Normalmente, estas reformas, se bem feitas, conseguem dar tranquilidade aos investidores e atrair investimentos em moeda estrangeira para o Brasil, o que faz a tendência da moeda oscilar para baixo.


Por fim, é necessário também que o leitor fique atento à movimentações no cenário externo.


Geralmente, em momentos de crise nos mercados externos, os investidores tendem a retirar seu capital de investimentos arriscados, como os mercados emergentes e posicioná-los em investimentos em mercados mais seguros.


Este fato diminui o volume de moeda estrangeira em circulação por aqui, o que tende a elevar a cotação da moeda.


Novamente, voltamos a falar que não é de nossa competência falar sobre o futuro do mercado cambial, mas talvez, com estas informações, o leitor consiga fazer uma avaliação histórica de como está o momento atual, tirando as próprias conclusões.


Para avaliações técnicas com posicionamentos sobre o comportamento futuro do mercado de câmbio, procure um Economista ou um Analista de Investimentos vinculado à CVM.


Entretanto, a Red Gold Câmbio proporciona de forma gratuita aos seus clientes, um serviço de cotações diárias via whatsapp, que apresenta em tempo real as cotações do dólar, euro, dólar canadense, libra esterlina, dólar australiano, neozelandês e franco suíço.


Por meio deste serviço, o cliente poderá perceber em tempo real a tendência da moeda estrangeira, possibilitando a formação de uma opinião própria acerca da previsão de baixa ou alta do dólar, euro e demais moedas.


Para saber a cotação atualizada do dólar, euro, dólar canadense, libra esterlina ou demais moedas estrangeiras hoje, clique aqui, e solicite sua inclusão no serviço de acompanhamento de cotações gratuito via whatsapp da Red Gold Brasília.

99 visualizações
  • Instagram Red Gold Câmbio
  • Facebook Social Icon

© Red Gold Serviços Financeiros