top of page

Cotação para Você Comprar Dólar Hoje

Cotação do Dólar Hoje e Euro com o Melhor Valor
Dólar Americano Hoje 3 - Red Gold Câmbio
Dólar Americano Hoje 3 - Red Gold Câmbio
ICONE ATENDIMENTO.jpg
ICONE LOJAS.jpg
ICONE TRANSFERENCIAS INTERNACIONAIS.jpg
ICONE PRODUTOS DE CAMBIO.jpg
ICONE TRAVELEX.jpg

Além de Comprar e Vender Dólares Americanos, também oferecemos diversos produtos de Câmbio que podem lhe interessar:

Valor do Euro Turismo 2 - Red Gold Câmbi
Libra Esterlina, Dólar Canadense e Outra
MoneyGram Remessa Expressa 2 - Red Gold
Transferências Internacionais 2 - Red Go
Cartão Pré Pago Internacional 2 - Red Go
Compra de Cédulas Antigas de Dólar Carin
Seguro Viagem Internacional 2 - Red Gold
Compra de Cédulas Antigas de 500 Euros e
Agência de Viagens Online 2 - Red Gold C
Saiba Mais
Blog de Notícias Sobre Câmbio 2 - Red Go

Informações Úteis Para Você

Queremos que nossos clientes tenham uma experiência de compra bem mais superior. A Red Gold Câmbio quer lhe atender de forma muito melhor do que o seu banco e as outras casas de câmbio!

 

Pensando nisso, estudamos e mapeamos cuidadosamente todas as perguntas que nossos clientes nos fazem e, com base nas dúvidas mais freqüentes, escrevemos este guia com muito carinho.

 

O objetivo é que você saiba tudo o que quiser saber sobre câmbio de dólares, desde o momento em que pensou em comprar, até as últimas dúvidas depois da sua viagem.

 

O Guia foi propositalmente estruturado na forma de perguntas e respostas, de forma que os leitores pudessem se direcionar especificamente para as dúvidas que possuem.

 

Ao final, elaboramos uma seção com dicas rápidas que acreditamos ser de grande valia para nossos clientes, buscando completar o estudo com sugestões úteis para facilitar o processo de compra.

 

Caso exista algum conteúdo do livro que merece ser reescrito, algo que você tenha a acrescentar, ou mais alguma dúvida que não tenha sido esclarecida, não hesite em nos falar. Estamos sempre disponíveis no Whatsapp (61) 982133789, ou pelo e-mail redgoldbrasil@gmail.com.

 

Esperamos que este Guia seja de grande valia para todos. Nosso intuito é que a experiência de compra de dólares na Red Gold seja superior, e que você fique muito satisfeito em utilizar nossos serviços. Aproveite, pois tudo foi feito com muito carinho e dedicação, pensando exclusivamente em você!

 

O Que É Cambio No Mercado Financeiro

 

Câmbio significa troca. Câmbio de moedas estrangeiras é a troca de moedas de um país, pela moeda estrangeira de outro país, por um agente financeiro apto a realizar operações de câmbio pelo Banco Central do Brasil.

 

A Red Gold Câmbio e Viagens é Correspondente Cambial de Instituição Financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e está apta a realizar operações de câmbio.

 

 

A Tendência Do Dólar É Cair Ou Subir?

 

Essa é uma “pergunta de ouro”, que escutamos todos os dias os nossos clientes fazerem.

 

De antemão cabe destacar que uma instituição de câmbio não tem como competência emitir previsões sobre as cotações de câmbio.

 

Assim, às instituições de câmbio cumpre tão somente acompanhar as cotações do momento, e transmitir aos seus clientes a cotação do presente, sem se ater a previsões futuras.

 

Desconfie de empresas que lhe garantem que a moeda irá cair ou subir, pois elas estão mentindo para você.

 

Se você quer fazer uma boa compra, leia este guia e estude as técnicas de compra de moeda estrangeira.

Como Funciona o Travamento da Cotação do Dólar?

 

A cotação da moeda oscila em tempo real, de acordo com a oferta e demanda de moeda no mercado cambial.

 

Quando o cliente resolve fechar sua operação de câmbio, a empresa faz o “travamento” da operação.

 

No travamento, é como se fosse tirada “fotografia” daquele momento do mercado, em ocorrem simultaneamente duas operações:

  • A venda da moeda ao cliente pela cotação de venda, e,

  • A compra daquela moeda pela loja, para entregar ao cliente, pela cotação de compra;

 

Portanto, na mesma hora em que a loja vende a moeda ao cliente, ela também compra aquela mesma moeda na cotação de compra, em uma operação simultânea.

 

 

O que é o Spread no Câmbio de Dólares?

 

Spread Bancário é diferença entre o preço que a loja compra a moeda para o preço que a loja vende a moeda.

 

O Spread nada mais é do que o faturamento que a instituição financeira obteve com a operação de câmbio.

 

No spread bancário, constam os custos pagos pelas instituições financeiras para funcionar, como aluguéis, funcionários, impostos, etc.

 

Como Funciona o Cálculo do Preço do Dólar em uma Casa De Câmbio?

 

Para serem remuneradas, as casas de câmbio têm o direito de ficar com o spread das operações de câmbio, que são a diferença entre a cotação de compra do momento, da cotação em que a moeda está sendo vendida ao cliente, deduzidos os impostos.

 

Entretanto, a maioria das lojas não aplica valores fixos de spread, levando em conta também o volume da operação, ou seja, a quantidade de moeda que o cliente quer comprar.

 

Portanto, quanto maior o valor da operação de câmbio, menor o spread cobrado, visto que a volume alto permite cobrar spreads menores, mantendo a remuneração da operação.

 

 

Quais São Os Tipos De Dólar Vendidos?

 

No Brasil, só existem dois tipos de dólar: o comercial ou o turismo. Quanto ao dólar paralelo, era um instituto utilizado antes do plano real, nos tempos em que era muito difícil a compra de moeda estrangeira de forma oficial, e era necessário recorrer aos chamados “doleiros”, que tinham uma cotação de mercado paralela à oficial.

 

A figura dos “doleiros” infelizmente ainda existe, mas em razão da grande facilidade em comprar moeda estrangeira, as cotações já são as mesmas das oficiais, portanto, considera-se que acabou o instituto da cotação do chamado dólar paralelo. Assim, como hoje em dia essa necessidade já não existe mais, vamos nos ater a comentar sobre a cotação do dólar comercial e turismo.

 

A cotação do dólar comercial é utilizada para operações de compra e venda de moeda por via bancária, em transações de importação e exportação de produtos, com a devida documentação.

 

Já a cotação da moeda turismo é a cotação da moeda em espécie, para turistas, que inclui, além dos custos do dólar comercial, os custos referentes à logística de importação de moeda, transporte via carro forte, e spread bancário das agencias distribuidoras.

 

Vale ressaltar que essas cotações, tanto a comercial quanto turismo, não vinculam as instituições financeiras, que são livres para praticar o preço que bem desejarem, de acordo com livre oferta e demanda. Assim, as cotações de moeda servem tão somente como uma referência, bem como para que se possam acompanhar as oscilações de alta e queda da moeda.

 

 

O que é o Dólar Comercial

 

Dólar Comercial é o tipo de Dólar específico para transações comerciais.

 

As operações em dólar comercial são exclusivas para transações em meio bancário, em negócios de importação e exportação, e com a devida documentação legal.

 

Não é possível adquirir dólares para turismo pela cotação do dólar comercial, pois ó dólar comercial é exclusivo por meios bancários e necessita da documentação certa.

 

Além disso, o preço do dólar para turismo é diferente pois no Dólar Comercial não se adiciona o custo de importação e distribuição das cédulas em papel.

 

 

Porque Não Consigo Comprar Moeda Pela Cotação Do Dólar Comercial que vi na Internet?

A cotação do dólar comercial é exclusiva para transações em meio bancário, em transações de importação e exportação, e com a devida documentação legal.

 

Para turistas, o procedimento é completamente diferente, visto que existe a importação de moeda em espécie pelos bancos (as cédulas), o transporte delas até os estabelecimentos distribuidores, o spread das instituições financeiras, e outra faixa de tributação.

 

Portanto, fazendo uma alusão um pouco grosseira, comparar o preço do dólar comercial com o do dólar turismo seria mais ou menos como comparar o preço da arroba do boi que se vê pela TV com o preço da picanha, no supermercado

 

Ou seja, deve-se considerar que para a moeda chegar até a mão dos turistas, ocorrem custos de importação, transporte e manipulação bem maiores do que os existentes nas transações comerciais.

 

Por esta razão, a cotação da moeda turismo, que chega nas casas de câmbio é mais cara do que a cotação da moeda comercial, vista nos telejornais e portais da internet.

O que é Dólar Paralelo

Dólar Paralelo é o tipo de dólar vendido à margem do mercado financeiro oficial.

Hoje em dia, em razão da facilidade em adquirir moeda financeira, o Dólar Paralelo é bem menos utilizado.

Antigamente, antes do plano real, nos tempos em que era muito difícil a compra de moeda estrangeira de forma oficial, era necessário recorrer aos chamados “doleiros”, que tinham uma cotação de mercado paralela à oficial.

A figura dos “doleiros” infelizmente ainda existe, mas geralmente estes atuam em operações ilegais.

Em razão da grande facilidade em comprar moeda estrangeira, as cotações já são as mesmas das oficiais, portanto, considera-se que acabou o instituto da cotação do Dólar Paralelo.

O que é Dólar Turismo

 

Dólar Turismo é o dólar em espécie, com a moeda disponibilizada em cédulas, para serem gastas no exterior.

 

A cotação da moeda turismo é a cotação da moeda em espécie, para turistas, que inclui, além dos custos do dólar comercial, os custos referentes à logística de importação de moeda, transporte via carro forte, e spread bancário das agencias distribuidoras.

 

Por isso, a moeda disponibilizada em espécie, via Dólar Turismo, é mais cara do que o Dólar Comercial, visto que incide o custo de importação e distribuição das cédulas.

 

 

Quais São os Imposto Incidentes Sobre As Operações De Câmbio de Dólares?

 

O imposto existente nas operações de câmbio é o Imposto Sobre Operações Financeiras, ou IOF. Este imposto é diferente para cada tipo de operação de câmbio, sendo que as mais comuns são as seguintes:

  • Remessa para conta investimento em corretora no exterior: 0,38%

  • Remessa para conta em banco no exterior: 1,1%

  • Remessa para Manutenção de Residentes: 0,38%

  • Operação de câmbio de moeda estrangeira turismo em espécie: 1,1%

  • Operação de câmbio de moeda estrangeira turismo em cartão pré pago: 6,38%

  • Operação de câmbio de moeda em cartão de crédito: 6,38%

 

 

O Que É Valor Efetivo Total (VET)?

 

Valor Efetivo Total (VET) nada mais é do que a soma de tudo o que o cliente pagou na operação de câmbio, ou seja, a cotação da moeda, os impostos, e a taxa (caso a instituição cobre taxa). A soma de todos esses valores, dividido pela quantidade de moeda que foi adquirida representará o valor efetivo total pago na operação.

 

É muito importante que o cliente saiba o conceito de valor efetivo total, para saber comparar de fato a cotação praticada em cada instituição financeira. A forma de divulgar a cotação de cada instituição é diferente: algumas dão o valor efetivo total da moeda (preço já final), e outras (normalmente bancos) preferem dar a cotação só da moeda, deixando a cargo de seus clientes somar o valor do imposto e das taxas cobradas.

 

 

Como Fazer Uma Boa Compra de Dólar Americano?

 

Existem várias estratégias possíveis para quem quer comprar dólares. Podemos falar quais são as que costumam dar mais certo e quais as que costumam falhar, com base na experiência.

Evite:

 

  • Achar que a cotação sempre vai cair no futuro.

  • Comprar moeda somente na véspera da viagem.

  • Comprar moeda em locais que não sejam instituições financeiras legalizadas.

  • Usar Cartão de Crédito no Exterior.

 

Acerte:

 

  • Acompanhe a cotação.

  • Compre sempre que possível antes da data da viagem.

  • Junte o valor em moedas estrangeiras fazendo compras regulares, de forma disciplinada.

 

Qual a Previsão de Cotação do Dólar?

 

Ninguém pode prever cotação de moeda pois esta cotação do dólar é apurada em tempo real no mercado financeiro.

 

Tentar prever a cotação do dólar é um erro.

 

O que existe é “acompanhar” a cotação da moeda, que é completamente diferente de tentar “prever” a cotação.

Qualquer site sobre câmbio que apresentar “previsões” de cotação está mentindo para você, ou falando bobagem.

 

 

Quais São as Estratégias de compra de Dólar?

 

É impossível “prever” a cotação do dólar, porém existem algumas estratégias permitem ao cliente fazer o melhor negócio na hora de comprar Dólar.

 

Existem várias técnicas para comprar dólar, e você pode avaliar qual é a melhor técnica para sua realidade pessoal e financeira.

 

São elas:

 

•              Estratégia Dollar Cost Average

•              Estratégia de Compra de uma vez, de forma antecipada.

•              Estratégia de Compra de uma vez, às vésperas da viagem

•              Estratégia de parcelamento do Dólar no Cartão de Crédito de forma antecipada.

•              Estratégia de parcelamento do Dólar no Cartão de Crédito às vésperas da viagem.

 

 

Como é a Estratégia Dollar Cost Average (DCA), para compra de Moedas Estrangeiras?

 

 A estratégia do “dollar cost average” consiste em comprar aos poucos, em períodos constantes, de forma freqüente, em vários momentos até a viagem, ou conforme estratégia de investimentos, em casos de aportes em contas em bancos ou corretoras no exterior.

 

A técnica dollar cost average é a mais indicada para quem é disciplinado e consegue manter regularidade em suas aquisições de moeda estrangeira.

 

Por meio da estratégia dollar cost average, o cliente obtém uma taxa de câmbio média que corresponde ao período em que aportou a moeda.

 

Levando-se em conta que é impossível prever a cotação da moeda estrangeira, é uma técnica muito inteligente sob o ponto de vista da cotação da moeda, que refletirá a média do período.

 

Embora seja a estratégia mais recomendada, é menos freqüente.

 

 

Como é a Estratégia de Compra de Dólar  de uma vez, de forma antecipada?

 

Essa estratégia é indicada para quem é prudente, e deseja resolver logo a compra de sua moeda, deixando esta questão já resolvida.

 

É a técnica na qual o cliente compra os dólares de forma antecipada, e já paga a moeda à vista.

 

É uma estratégia bem prudente, e também é financeiramente proveitosa, pois evita o pagamento de eventuais taxas financeiras de parcelamento via cartão do crédito, e taxas cobradas a mais em diversas operações de cambio.

 

 

Como é a Estratégia de Compra de Dólar de uma vez, às vésperas da viagem?

 

Essa estratégia é uma das piores, embora seja a mais freqüente.

 

Nesta técnica, o cliente sempre acredita que a cotação da moeda irá cair, e que ele vai conseguir pegar a melhor cotação da moeda exatamente quando for o período da viagem dele, o que raramente acontece.

 

Ao utilizar a estratégia da compra de dólares em uma vez, às vésperas da viagem, o cliente ainda fica à mercê de eventual falta de moeda nos estoques da cidade dele, às vezes tendo que percorrer diversas instituições financeiras e em várias cidades para conseguir moeda.

 

 

Como é a Estratégia de parcelamento do Dólar no Cartão de Crédito de forma antecipada?

 

É uma estratégia mais recente, mas que vem conquistando vários adeptos.

 

Nesta técnica, o cliente compra a moeda de forma antecipada, parcelando no cartão de crédito.

 

Na estratégia de parcelamento do Dólar no Cartão de Crédito de forma antecipada, existe a cobrança de uma taxa a mais, referente aos custos do financiamento pela máquina do cartão de crédito.

 

Porém, é uma técnica relativamente interessante, para os casos em que a cotação da moeda está subindo de forma rápida, visto que a taxa da maquina que paga a mais, pode ser menos que o valor que se pagaria no futuro, com a alta da moeda.

 

 

Como é a Estratégia de parcelamento do Dólar no Cartão de Crédito às vésperas da viagem?

 

É uma estratégia muito pouco prudente sob o ponto de vista do custo da moeda, bem como da logística de disponibilidade de moeda no momento da viagem.

 

Contudo, ainda assim acontece com relativa freqüência.

 

As principais razões são quando o cliente não tem dinheiro suficiente para viajar, e precisa, com urgência adquirir moeda estrangeira, postergando o pagamento para o futuro.

 

Ainda assim, mesmo sendo pouco prudente, ainda é uma técnica bem interessante para quem dependeria exclusivamente do uso de cartão de crédito durante a viagem, visto que o pagamento da fatura de cartão no exterior não pode ser parcelado.

 

Portanto, esta técnica ainda pode ser bem interessante para evitar aquela tão conhecida “bomba” no cartão de crédito após a viagem, que muitas vezes não é paga e vira uma enorme despesa no futuro com juros de cartão.

 

Qual A Melhor Estratégia Para Evitar Oscilações Cambiais no Dólar?

 

Existem várias estratégias para a compra de moeda, porém a estratégia mais correta e recomendada pelos especialistas para a compra de moeda estrangeira é o fracionamento de da aquisição de moeda em várias compras até a data da viagem.

 

Esta estratégia é conhecida como dollar cost average, ou DCA.

 

Com essa estratégia, o cliente consegue pegar diversas cotações diferentes, e, ao somar o valor total pago, dividido pelo total de moeda adquirido, ele terá obtido uma cotação média que refletirá o período que ele lançou suas compras.

 

Essa é a estratégia mais correta para quem quer evitar o risco das oscilações cambiais.

 

 

Porque Você Deve Evitar Moeda Estrangeira De “Doleiros” ou Particulares?

 

Os chamados “doleiros” eram figuras muito frequentes que operavam moeda no mercado paralelo, antes da criação do plano real, quando a aquisição de moeda estrangeira no brasil ainda era muito difícil e custosa.

 

Hoje em dia, com a regulamentação do mercado de câmbio, a estabilização da economia, e a consequente facilidade em adquirir moeda estrangeira em lugares lícitos, essas pessoas deixaram de fazer sentido para os clientes comuns, e somente persistem em razão da necessidade de lavagem e ocultação de dinheiro por criminosos.

 

Cabe ressaltar que a atividade de compra e venda de moeda estrangeira sem a devida autorização do Banco Central do Brasil é crime, conforme previsto pelo Art. 16, da Lei nº 7492, de 16 de junho de 1986, com pena de Reclusão de 1 a 4 anos e multa:

 

LEI Nº 7.492, DE 16 DE JUNHO DE 1986.

Art. 16. Fazer operar, sem a devida autorização, ou com autorização obtida mediante declaração (Vetado) falsa, instituição financeira, inclusive de distribuição de valores mobiliários ou de câmbio:

Pena - Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

 

Cabe ainda ressaltar que a pena ainda pode ser agravada, se ficar comprovada que a atividade criminosa exercida pelo “doleiro” ainda se prestar a favorecer algum dos crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, previstos pela Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998.

 

Noutro giro, ainda cumpre destacar que o “doleiro” não possui autorização de funcionamento pelo Banco Central do Brasil, e, portanto, não consegue emitir contrato de câmbio válido de sua operação de câmbio, o que irá impossibilitar o comprador da moeda de declarar sua compra junto aos órgãos competentes.

 

Cumpre destacar que a Receita Federal do Brasil está fazendo operações cada vez mais frequentes nos aeroportos junto aos turistas que estão viajando, para verificar se a moeda em posse dos viajantes está devidamente declarada, e caso o cliente não tenha o contrato registrado no SISBACEN e a devida declaração de saída, ele pode até ser enquadrado em eventual crime de evasão de divisas.

 

Ademais, é muito frequente que os “doleiros” coloquem notas falsas junto com as verdadeiras no momento de entregar aos seus clientes, de forma ardilosa, para maximizar seus lucros. Se o cliente for eventual vítima de um golpe desses, a quem irá recorrer?

 

Irá chegar em uma delegacia e declarar que compactuou de um crime ao comprar moeda de forma ilegal e foi enganado pelo criminoso que o vendeu? Onde estará o contrato de câmbio que comprova esta operação?

 

Nota-se que muitas pessoas incautas, em busca de descontos na sua compra de moeda estrangeira, ou por terem memória do passado em que a compra de moedas com “doleiros” era mais comum, ainda insistem em comprar moeda junto a estes elementos.

 

Porém, na sua próxima compra, avalie se o eventual desconto de centavos na sua cotação vale a pena o risco que você está sendo exposto em adquirir moeda com estes elementos compensa o mínimo ganho financeiro obtido com o imposto que está sendo sonegado. Quando um turista está comprando dinheiro para viajar ele está em busca de paz, tranquilidade e diversão, não de problemas com as autoridades.

 

Existe Um Dia Da Semana Melhor Para Comprar Dólar?

 

Não existe um dia da semana específico onde a compra ou venda da moeda sejam mais vantajosos.

 

É muito comum se escutar essa superstição, mas, na verdade, a cotação da moeda é regida exclusivamente pelas variações mercado cambial, que arbitra o preço da moeda em razão da oferta e demanda, em tempo real.

 

Portanto, nada de cair nessa história que a sexta é melhor para comprar, ou o primeiro dia do mês, isso não tem nenhum respaldo técnico.

 

 

É melhor comprar Dólar a moeda local do país que estou indo?

 

Cada vez que você faz uma troca de moeda, você está fazendo uma operação de câmbio, que possui custos, como o spread da operação de câmbio, e o imposto devido. Esses custos, via de regra, são maiores do que a variação cambial do preço das moedas entre os países.

 

Portanto, é aconselhável que o cliente já compre de uma vez a moeda que vai usar, de forma a fazer apenas uma operação de câmbio, evitando ser onerado novamente com os custos referentes à outra operação de câmbio.

 

Caso o cliente vá para vários países, com moedas diferentes, é aconselhável um estudo sobre o quanto irá gastar em cada país, e já compre o valor certo, na moeda local, para cada país que está indo viajar.

 

Contudo, caso a moeda do país para o qual o cliente está indo não seja comercializável no Brasil, então é melhor que o cliente compre dólares e leve para sua viagem, visto que será mais fácil trocar dólares pela moeda local do que trocar reais no país pela moeda local, visto que os dólares são muito mais aceitos.

 

 

Qual A Importância Do Cadastro Em Uma Instituição Financeira?

O cadastro correto do cliente é muito importante para o cliente e para a instituição financeira.

 

Por meio do correto cadastro, as informações inseridas no sistema serão devidamente importadas para o contrato de câmbio das operações feitas pelo cliente, e serão prestadas corretamente ao Banco Central, que consolida as informações de todas operações de câmbio, por meio do Sistema SISBACEN.

 

A informações requeridas pela Red Gold Câmbio para cadastro do cliente são: Foto do RG ou CNH, endereço com CEP, e e-mail. Com essas informações já é possível cadastrar o cliente no sistema e fechar operações de câmbio até 10 mil USD ou o equivalente.

 

Caso seja necessário atribuir um limite superior a 10 mil USD para o cliente, a instituição financeira poderá solicitar informações extras, como: Comprovante de renda, Declaração de Imposto de Renda e Comprovante de Endereço e Ficha Cadastral preenchida.

 

Caso o cliente ainda não tenha declarado o dinheiro que deseja converter em moeda estrangeira (mesmo exercício fiscal), pode apresentar a documentação comprobatória de origem dos recursos que serão utilizados.

 

O que o cliente precisa ter em mente é que um cadastro completo, bem feito e consistente é um benefício para si próprio.

 

Ou seja, o cadastro correto proporciona uma operação bem justificada, que vai evitar problemas futuros com órgãos reguladores, como Banco Central, Receita Federal e Polícia Federal.

 

 

Qual A Importância Do Contrato De Câmbio?

 

O contrato de câmbio é o documento que comprova a operação de câmbio feita entre o cliente e a instituição financeira.

 

Ademais, este contrato é encaminhado posteriormente para o Banco Central via Sistema Sisbacen. As informações cadastrais constantes no contrato de câmbio advêm do cadastro do cliente no sistema de câmbio da instituição, e as informações financeiras correspondem ao que foi acordado entre o cliente e a instituição.

 

O contrato de câmbio é de suma importância para que o cliente possa declarar posteriormente sua operação de câmbio junto aos Órgãos Públicos competentes, bem como pra fins de comprovação da origem lícita da moeda estrangeira.

 

Com o contrato de câmbio o cliente pode fazer a declaração de saída de recursos do Brasil (E-DBV), declaração de Imposto de Renda (se necessário), e comprovar a propriedade da moeda se for necessária eventual comprovação junto à demais órgãos competentes.

 

Outrossim, não basta que haja um contrato de câmbio redigido entre as partes, mas também é necessário que o referido contrato seja emitido por uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, e que seja registrado no SISBACEN, de forma que as informações dispostas no contrato sejam prestadas aos órgãos competentes.

 

 

Quais são os Limites para Pagar o Câmbio de Dólares?

 

Os limites de transferência que adotamos são os seguintes:

  • Até 10 mil reais: Dinheiro ou transferência bancária. Só precisa de foto do rg ou cnh, e informar endereço profissão e e-mail.

  • Entre 10 mil reais a 70 mil reais: Somente transferência bancária direto para a conta da Corretora de Câmbio. Só precisa de foto do rg ou cnh, e informar endereço profissão e e-mail.

  • Acima de 70 mil reais: Somente transferência bancária direto para a conta da Corretora de Câmbio e com a entrega de documentação adicional (ficha cadastral, ir com recibo, comprovante de origem dos recursos e comprovante de residência)

 

Lembrando que estes limites são para o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, e por CPF cadastrado.

 

 

O Dólar Estava Mais Barato Na Outra Vez Que Cotei, Vocês Podem Me Vender A Esse Preço? Podem me vender com cotações anteriores?

 

Adoraríamos poder praticar cotações anteriores para os nossos clientes, porém isso é impossível. Para explicar porque, é necessário explicar a diferença de uma casa de câmbio para um comércio comum.

 

Nos outros comércios, os comerciantes adquirem primeiramente seus estoques, e depois colocam as mercadorias à venda.

 

Já em uma casa de câmbio, ocorrem simultaneamente a operação de venda ao cliente, e a operação da compra da moeda.

 

Ou seja, quando ocorre uma operação de câmbio para vender moeda ao cliente, a loja automaticamente faz outra operação de compra, comprando a mercadoria que será entregue.

 

Tudo isso ocorre no mesmo momento, e na mesma cotação, com a diferença que uma cotação é de compra e outra de venda.

 

Ademais, tudo isso ocorre na cotação do momento, sendo impossível vender por menos do que a cotação mínima permitida.

 

Por essa razão é impossível que a loja pratique preços praticados no passado.

 

Assim, se você viu uma cotação razoável, e está em dúvida se compra logo, na dúvida se a moeda vai cair mais ou subir, é melhor pensar bem: o relógio do câmbio não volta no passado.

 

Existe a possibilidade de conseguir grandes descontos no preço do Dólar?

 

As casas de câmbio possuem a característica de alta rotatividade de giro. Assim, as margens de spread praticadas em câmbio são muito inferiores às margens praticadas em outros segmentos.

 

Portanto, como a margem de faturamento de algumas operações chega a ser menor do que 1%, é impossível conseguir descontos maiores do que um ou dois centavos nas cotações do dólar americano.

 

Mas saibam de uma coisa: as vezes um centavo a menos na cotação pode representar mais de 300 reais de diferença no valor final de sua operação!

 

 

Como Saber Se A Instituição Que Eu Estou Lidando É Credenciada Pelo Banco Central Do Brasil?

 

Uma boa dica sempre que você for comprar moeda é conferir se a instituição está cadastrada no banco Central do Brasil no site https://www.bcb.gov.br/rex/iamc/port/correspondentes/correspondentes.asp.

A Red Gold está devidamente cadastrada no site do Banco Central, confira!

 

 

Quais São As Vantagens E Desvantagens De Adquirir Dólar Em Espécie?

 

Acerca do dólar em espécie, a vantagem é a liquidez e o IOF mais barato de todas operações de câmbio turismo, ou seja, de 1,1%.

 

Quando se compara o IOF menor com o imposto das operações em cartões (6,38%), existe a substancial diferença de 5,28% no valor da compra.

 

Isso representa comprar muito mais moeda para quem está comprando dólar em espécie.

 

Outra vantagem da compra de dólar em espécie é que o cliente ainda tem a possibilidade de realizar suas compras no dia em que a cotação está mais favorável. Assim, você pode aproveitar os momentos de baixa nas cotações da moeda estrangeira, para comprar

 

O usuário de cartão de crédito não tem essa vantagem, já que necessariamente paga a cotação da moeda do dia em que passou o cartão.

 

Como desvantagem do dólar em espécie, pode-se falar da questão da segurança: o cliente que está com dinheiro tem que ser muito mais cauteloso com seus pertences, pois está em posse de um bem fungível e líquido, que se roubado será difícil de recuperar.

 

Nesse ponto recomenda-se que o cliente utilize os cofres disponibilizados pelos hotéis (só sair com o que for gastar no dia), utilize as chamadas “doleiras”, que são compartimentos de segurança para guardar moeda, e fiquem sempre muito atentos em suas bolsas, especialmente em locais de transporte público e restaurantes.

 

 

Quais São As Vantagens E Desvantagens De Adquirir Cartões Pré Pagos Em Dólar?

 

Os cartões pré-pagos são como cartões de crédito comuns, com a diferença que eles são previamente carregados em moeda estrangeira, e funcionam na função débito.

 

Dentre as desvantagens, pode-se citar que o IOF é mais caro para operações de câmbio de moedas no cartão, ou seja, de 6,38%, mesma alíquota do cartão de crédito.

 

Porém, esse produto apresenta algumas vantagens em relação aos cartões de crédito:

 

A Red Gold comercializa o cartão pré-pago Mastercard® Platinum Travel Pré Pago em Dólar, que é um produto que pode ser carregado em até 6 (seis) moedas diferentes, ao mesmo tempo.

 

Esse diferencial é muito importante quando o viajante está indo para vários países diferentes, pois, na hora de passar o cartão, o produto permite escolher a moeda certa do país onde ele está, evitando que seja feita uma dupla operação de conversão (real para dólar e dólar para moeda do país).

 

Outra vantagem é a previsibilidade dos gastos: o cliente tem a possibilidade de carregar o cartão no dia em que a cotação está mais favorável e pagar a melhor taxa, até o dia de seu embarque, já indo com o cartão carregado na moeda e sem dívidas para depois da viagem.

 

O Mastercard® Platinum Travel Pré Pago em dólar também disponibiliza aos clientes a possibilidade de controle do saldo do cartão via aplicativo para celular e também via site na internet, essa funcionalidade é muito útil para poder acompanhar em tempo real o saldo que ainda tem disponível e também para o caso de pais com filhos no exterior que precisam transferir dinheiro e monitorar como o filho está gastando.

 

Ademais, o Mastercard® Platinum Travel Pré Pago ainda realiza campanhas promocionais com frequência para seus clientes, e muitas vezes oferece descontos de até 60% em outlets, dutyfrees e em restaurantes famosos, esses descontos se tornam um grande diferencial para os clientes que já planejam comprar alguma coisa nesses estabelecimentos, pois mesmo com o IOF mais caro, o valor dos descontos costuma compensar muito mais do que a compra em espécie.

 

 

Quais São As Vantagens E Desvantagens De Utilizar Cartão De Crédito no Exterior?

 

De todas as modalidades de gasto em uma viagem, utilizar o cartão de crédito normalmente é a pior, pois ele reúne três inconvenientes: o IOF é mais caro para operações de câmbio de moedas no cartão (6,38%), não existe possibilidade de negociar a taxa de câmbio no momento em que a cotação está mais vantajosa, além da imprevisibilidade de gastos, ou seja, é um produto que te induz a gastar mais do que o necessário.

 

É muito comum ver clientes que não percebem o quanto passaram o cartão durante a viagem, e depois que retornam tomam um susto quando chega a fatura, e como a taxa de câmbio é estipulada pela bandeira do cartão, não existe possibilidade de negociação.

 

Acerca das vantagens, pode-se citar a segurança contra furtos (se alguém te roubar, basta cancelar o cartão), e a possibilidade de ganhar milhas sobre o valor total gasto.

 

Para clientes que só tem como contar com o cartão, recomenda-se verificar a possibilidade de compra parcelada da moeda no Brasil, utilizando o cartão de crédito de forma antecipada e programada. Assim, você irá ter previsibilidade de seus gastos.

 

 

Preciso Declarar os Dólares Que eu Comprei?

 

Caso você esteja viajando com mais de 10 mil reais em moeda estrangeira espécie, por pessoa, é necessário apresentar Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV). A E-DBV pode ser feita pelo aplicativo ou no Site da Receita Federal.

 

O viajante não deve se esquecer de se apresentar na representação da Receita Federal no Aeroporto para validar sua declaração.

 

Acerca do imposto de Renda, se você não for gastar a moeda adquirida no mesmo exercício fiscal e estiver comprando para guardar, é necessário declarar a propriedade da moeda na declaração de bens e direitos, a exemplo de um imóvel, veículo ou valores disponíveis em aplicações financeiras.

 

 

Como Faço Para Declarar Para A Receita Federal Quando Estou Saindo Com Dólares do Brasil?

 

Para fazer sua declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), você deve acessar o site https://www.edbv.receita.fazenda.gov.br/edbv-viajante/pages/selecionarAcao/selecionarAcao.jsf.

 

Qual O Mínimo De Dólares Que Devo Levar Por Dia Para Minha Viagem?

 

Não existe um valor mínimo em espécie estabelecido pelas imigrações dos EUA e Europa para os turistas. Porém, na entrevista da imigração o oficial pode perguntar quanto dinheiro você possui em sua posse, e lhe obrigar a comprovar que você tem recursos suficientes para arcar com sua estadia e alimentação enquanto você estiver no território daquele país.

 

Portanto, para evitar eventuais contratempos, é necessário que o viajante viaje com moeda suficiente em espécie sob sua posse, além de ter meios de comprovar que dispõe de outras formas de custeio, como cartões de crédito, dinheiro em conta corrente, etc., caso seja instado a comprovar renda.

 

O valor mínimo que se costuma estabelecer nos sites de turismo, em moeda espécie (cédulas), para os viajantes, é de 100 Dólares Americanos por dia, para viagens aos EUA, e 75 Euros por dia, para viagens à Europa. Para outros países, considerar o valor equivalente a 100 Dólares Americanos.

 

 

Qual O Mínimo E O Máximo De Dólares Que Posso Comprar Na Red Gold?

 

O mínimo de moeda que nós comercializamos por operação é de 100 dólares ou 100 Euros. Menos do que isto, os custos operacionais da venda são maiores do que a remuneração obtida pelo agente financeiro. Além do mais, normalmente as cédulas destas moedas são comercializadas em múltiplos de 100.

 

Sobre o máximo que pode ser comprado, não existe um limite máximo, mas sim o valor que o cliente consegue comprovar que possui de forma lícita e declarada junto às autoridades por meio dos documentos solicitados no momento de seu cadastro, cuja avaliação servirá para compor o limite permitido de venda para aquele determinado cliente.

 

Portanto, caso um cliente deseje comprar 500 mil reais em dólares, mas sua declaração de imposto de renda não assegure que ele tenha renda compatível, a venda não será permitida, já outro cliente que quiser comprar 1 milhão de dólares e tiver declaração de renda compatível irá conseguir comprar normalmente.

 

Somente lembrando que o Banco Central do Brasil enxerga com maus olhos compras em espécie de moeda estrangeira de valores muito altos, pois isso é um indicador de que o cliente está buscando omitir, de alguma forma, informações sobre a transferência daqueles recursos. Assim, para valores superiores a 50 mil dólares, é recomendável que o cliente passe a considerar a hipótese de abrir uma conta corrente no exterior e transmitir seu dinheiro via remessa bancária, que passa a ser o produto mais adequado para volumes altos de recursos a serem movimentados.

 

A Red Gold dispõe de maiores informações sobre as melhores formas de proceder em casos de movimentação mais alta, avaliando a situação dos clientes caso a caso, não hesite em nos consultar no Whatsapp (61) 982133789.

 

 

Qual o máximo de Dólares que posso levar para minha Viagem?

 

Não existe um máximo de moeda que você possa levar para viagem. Porém, caso você esteja levando mais de 10 mil dólares americanos por família, para os EUA ou 10 mil euros por pessoa, para Europa, você deve declarar o valor que está transportando.

 

O formulário de declaração geralmente é distribuído durante o Voo Internacional, deve ser corretamente preenchido, e entregue pelo viajante no momento que passar pela imigração.

 

 

Como Faço Para Declarar meus Dólares na Alfândega Do País Em Que Estou Viajando?

 

Para entrada nos Estados Unidos, o viajante deve preencher o Formulário CBP 6059B, que normalmente é distribuído pelos Comissários de Voo no momento da viagem aérea. Aproveite o tempo ocioso durante a viagem e preencha seu formulário com calma e de forma completa. Caso não saiba falar inglês, peça ajuda dos comissários para verificar se possuem algum formulário em espanhol ou português.

 

Se você já quiser conhecer o formulário que será distribuído e já ir se ambientando com as perguntas que serão feitas, basta fazer o download no site https://www.cbp.gov/document/forms/form-6059b-customs-declaration-english-fillable, ou no site https://www.cbp.gov/sites/default/files/documents/CBP%20Form%206059B%20English%20%28Sample%20Watermark%29.pdf.

 

Lembrando que todas as perguntas devem ser preenchidas e que as perguntas devem ser respondidas por família, em conjunto, cujos nomes de todos presentes devem ser incluídos no formulário. No momento da entrevista na imigração, todos os familiares que constam no formulário devem entrar para a entrevista juntos.

 

Porém, se você estiver viajando com amigos, namorados ou outras pessoas com as quais não possui grau de parentesco, terá que seguir para a entrevista individualmente, e informar verbalmente, caso perguntado, que está viajando em parceria destas outras pessoas.

 

Acerca de viagens para a Europa, o viajante deve declarar sempre que estiver viajando com mais de 10 mil euros por pessoa. O formulário de declaração também será distribuído no avião pelos Comissários de Bordo e deverá ser entregue na Alfândega, localizada no interior do aeroporto, na zona de chegadas.

 

Para maiores informações sobre a declaração de valores para a Europa, visitar o site https://ec.europa.eu/taxation_customs/individuals/cash-controls_en.

 

 

Como Não Ter Problemas Com A Receita Federal E Outras Autoridades na Compra de Dólares?

 

A resposta a essa pergunta é bem mais simples do que parece: Para não ter problemas, basta cumprir a lei.

 

A boa notícia é: para quem está comprando moeda para viajar, não existe nenhum imposto adicional além do IOF que está sendo pago no momento da compra. Ademais, a Lei estabelece a todos os cidadãos tem o direito de fazerem o que bem entenderem com seu dinheiro após receber sua renda e pagar os impostos devidos.

 

Portanto, não há porque ter medo de comprar moeda estrangeira, em qualquer quantidade se a compra de moeda é feita com o dinheiro de seu salário e se você declara todo ano sua renda e pode comprovar a origem lícita do dinheiro que você recebe.

 

A Receita Federal tão somente verifica se o valor que você comprou é inferior do que o que você declara ganhar. Portanto, se em sua Declaração de Imposto de Renda você declara ganhar 200 mil reais por ano, e você recolhe os impostos devidos, esse valor pode ser utilizado para a compra de moeda estrangeira sem problema algum.

 

O que vai acender o sinal vermelho na Receita Federal é se você está comprando uma quantidade de moeda superior ao que você declara ganhar. Ou seja, imagine uma situação onde o cidadão declara em seu imposto de renda que ganha 50 mil por ano, mas faz uma compra de 100 mil reais em moeda estrangeira. Há indícios que existe algo de errado nisso, não?

 

Cabe ressaltar que todas operações de câmbio são devidamente informadas para a receita Federal e banco Central do Brasil pelas Instituições Financeiras. Portanto, eles já possuem a informação que seu CPF comprou aquela moeda. Agora, é seu dever declarar que vai sair com ela do Brasil via e-DBV, antes de viajar, ou então inserir ela na sua lista de bens e direitos no próximo Imposto de Renda, se você pretende comprar para guardar.

 

Nota-se que muitas pessoas, mesmo estando perfeitamente dentro da lei, ou seja, fazendo compras em valores inferiores ao que declaram receber no IR, mesmo assim tem medo de apresentar declaração de saída do Brasil com moeda para a Receita Federal. Não caiam nessa, quem não deve não teme! Ao deixar de declarar a saída de moeda corretamente via e-DBV, a pessoa está se sujeitando a sanções penais de evasão de divisas. Para que se sujeitar a isso se você paga seus impostos corretamente?

 

Outra dica, evite doleiros. A Lei nº 7492, de 16 de junho de 1986 estabelece que a atividade de compra e venda de moeda estrangeira por instituição que não seja autorizada a funcionar pelo Banco Central é crime. Ou seja, ao comprar moeda de doleiros, a pessoa está sendo condescendente com uma atividade criminosa.

 

Ademais, a lei supracitada anda lado a lado com a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, que prevê os crimes de Lavagem de Dinheiro, visto que normalmente esses elementos se prestam a lavar dinheiro para o crime organizado. Você, cidadão de bem, que não é bandido, certamente não quer se envolver com esses elementos por causa de uma economia pífia no valor pago por sua moeda, correto?

 

Vamos resumir aqui algumas dicas que vão lhe economizar problemas com a Receita Federal, algumas delas bem obvias:

  • Não compre moeda para outras pessoas em seu CPF;

  • Não compre moeda em “doleiros”;

  • Compre apenas em instituições financeiras de confiança e autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;

  • Declare moeda ao sair do Brasil, quando estiver saindo com mais de 10 mil reais, via e-DBV;

  • Se comprou a moeda para guardar, declare na sua declaração de Imposto de Renda, na área de bens e direitos;

  • Dica extra: Não deixe declarar corretamente para as autoridades alfandegárias quando estiver entrando com mais de 10 mil dólares por família nos EUA, mais de 10 mil Euros por pessoa na Europa, ou na quantidade perguntada no formulário de entrada, em caso de demais países. Deixar de prestar a informação correta pode lhe causar problemas internacionais.

Onde posso obter informações oficiais sobre o Dólar Americano?

Saiba mais sobre Dólares Americanos no Site Oficial do Governo Norte Americano.

Conheça todas as denominações de Dólares Americanos já emitidas, e suas respectivas características, no Site Oficial do US Currency Education Program.

 

Como Eu Posso Acompanhar A Cotação Do Dólar Diariamente?

 

A Red Gold disponibiliza gratuitamente um serviço de divulgação de cotações via Whatsapp.

 

Nestes envios, é possível que o cliente saiba como a cotação da moeda está se comportando naquele dia específico, e consiga lanças suas compras quando a cotação estiver satisfatória.

 

Adicione já nosso Whatsapp no número (61) 982133789.

 

Mas atenção!: você somente receberá as mensagens se tiver o nosso número salvo nos contatos do seu celular.

 

Se quiser fechar sua compra, basta entrar em contato conosco na hora, nos dizer o valor que pretende adquirir, e iremos fazer o melhor negócio possível, na cotação do momento!

bottom of page